Parte da série de tutoriais sobre escrita: A Caverna.
Fonte: ‘How To Write a Damn Good Novel’ de James N. Frey.
Tradução quase literal por: Mia
PARTE 1 – O SONHO FICTÍCIO
—-
Um leitor de ficção espera ficar perplexo no começo e deslumbrado com a genialidade do quebra cabeça no final. Num romance histórico, por exemplo, o leitor espera sentir um gostinho de como as coisas eram antigamente. Num romance, o leitor espera uma destemida heroína, um bonito herói e um monte de paixão ardente.
As pessoas lêem por prazer e nada mais. Mas existe muito em cima disso a ser trabalhado. Como escritor de ficção você precisa transportar o leitor para aquele mundo. Os leitores dizem que são transportados, enquanto lêem, eles sentes que realmente estão vivenciando tudo aquilo e o mundo real ao redor deles, se evapora.
O leitor é levado a sonhar o sonho fictício. E, segundo John Gardner, não importa qual o gênero, o sonho fictício é a forma de dizer que a ficção está funcionando.
O sonho fictício é criado pelo poder da sugestão.
O poder da sujestão é a ferramenta principal dos publicitários, golpistas, propagandistas, do padre, do hipnotizador e, sim, do escritor de ficção. O publicitário, golpista, propagandista e o padre, usam o poder da sugestão para persuadir. O hipnotizador e escritor de ficção usa para invocar um estado de consciência alterada.
Wow, você pode dizer. Parece até místico. De alguma forma, é mesmo.
Quando o poder do sonho fictício é utilizado pelo hipnotizador, o resultado é um estado de transe. Ele vai olhar para você, balançar o pendante e dizer:
“Suas pálpepebras estão ficando pesadas. Você se sente cada vez mais relaxado ao ouvir o som da minha voz”
E enquanto você começa a fechar os olhos, você se acha numa escada dentro de sua mente, indo cada vez mais para baixo, até ficar escuro, quieto. E, surpreendentemente, você se sente mais e mais relaxado.
Ele continua: “Você está num caminho de um bonito jardim. Está quieto e tranquilo. É um preguiçoso dia de verão. O sol está lá fora, uma brisa quente sopra as magnólias e flores…”
Enquanto ele fala as palavras, as coisas que ele mencionou – o jardin, o caminho, as magnóloas – aparecem em sua mente. Você vivencia a brisa, o sol, o cheiro das flores. Você está agora num transe.
Escritores de ficção usam a mesma técnica para levar o leitor ao sonho fictício. Ele oferece imagens específicas que criam o cenário na mente do leitor. Na hipnose, o protagonista da pequena história é o “você”. Na ficção escritores podem usar “você”, mas a mais usada é o “eu” ou “ele” ou “ela”. O efeito é o mesmo.
A maioria dos livros de como escrever ficção avisa para “MOSTRAR, não contar”.
Contar e Mostrar
Exemplo de CONTAR: “Ele entrou no jardim e o achou muito bonito.” – O escritor está contando como é, não mostrando.
Exemplo de mostrar: “Ele entrou no jardim silencioso ao pôr-do-sol e sentiu a leve brisa assoprar entre os arbustos de azevinho. Sentiu no ar uma forte essência de jasmim.”
Como John Gardner diz em The Art of Fiction: detalhes vívidos são a vida da ficção. O leitor prova tudo aquilo que está em detalhes. Detalhes físicos que nos levam a estória e a acreditar nela.
Quando um escritor está ‘mostrando’ ele está sugerindo detalhes que desenham o caminho do leitor ao sonho fictício.
Quando um escritor está ‘contando’, ele tira o leitor do sonho fictício, porque isso requer que ele faça uma análise do que está sendo dito, o que deixa o leitor num estado acordado. Força o leitor a pensar, não a sentir.
Ler ficção, então é a experiência de sonhar num nível de subconciente.
Uma vez que o autor criou um mundo cheio de detalhes, o próximo passo é envolver o leitor emocionalmente. E isso é feito ganhando do leitor a SIMPATIA.
— Nos vemos no próximo post sobre SIMPATIA! —
(Como eu disse a vocês, estou transferindo meus posts do tumblr para cá, para ficar num blog só!)