Revisitando Skyrim no SteamDeck em 2025: como o clássico ainda conquista jogadores

skyrim full scaled | Blog da Mia

Em 2011 saiu um game de aventura e fantasia épica chamado Skyrim. Sem nunca terminar, joguei durante anos e por mais de 200 horas (isso quando eu tinha tempo, juventude e vontade de viver plenamente). Impensável naquela época se passar tantas horas assim num só jogo, só tinha feito isso quando era criança jogando Super Mario World no SNES.

Um game que resiste ao tempo

Em Abril desse ano, chegou meu SteamDeck e eu pude revisitar minha biblioteca de jogos. Lá estava Skyrim e resolvi instalar de novo e relembrar a diversão de um passado feliz. Mas é claro que um jogo de 2011 não poderia ter bons gráficos e o que esperamos dos jogos hoje em dia, eu estava ciente disso. Pra ter melhorias, eu precisaria instalar mods e eu não tava a fim, não é uma coisa que curto mesmo. Cheguei no nível 17 e percebi que a Bethesda havia criado uma versão mais nova, de 2021, “The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition” , que incluiu mais de uma década de conteúdos e DLCs, além de ÓBVIAS melhorias gráficas.

Era isso que faltava. Deixei de lado algumas das minhas fazendinhas para aceitar meu destino como Dovahkiin.

Imagem gerada pelo ChatGPT
Imagem gerada pelo ChatGPT

Durante o jogo também percebi que havia mais coisas para comprar nas lojas (tipo mochilas, pregos, essas coisas que ainda nem sei pra que usarei), mas itens para forjarmos, mais personagens, mais animais, mais magias e entendi (embora ainda não tenha o feito), que dá até pra pescar!

Em 3 dias, meu nível era 12. Fast Forward e já estou no nível 25, tem um maluco roubando as almas dos dragões que mato, bicho que parece zumbi (e eu saio correndo, detesto), tem a Lydia – que fico com pena de chamar ela e ela morrer. Não posso ser assim responsável pela morte de um NPC de minha responsabilidade! As coisas estão como eu me lembro, mas um bocado diferentes.

E isso foi divertido. Divertido como um jogo deveria ser. Temos um enorme mundo aberto pra explorar, plantas, animais, personagens e side quests. Podemos ser o que quisermos, podemos ser um bruto, um mago, um comerciante… a ideia de liberdade de exploração é, na minha opinião o que faz o jogo ainda ter uma comunidade MUITO ativa.

Todas as minhas dúvidas são respondidas online. O Reddit me salva sempre que não quero perder tempo com puzzles! Há pessoas começando a jogar o jogo hoje. E isso é incrível! Serpente, Dragão, Águia, Urso… quero lá saber, quero só abrir a porta!

Experiência no Steamdeck

Eu amo jogar onde quero. Amo a liberdade de ir num jardim e simplesmente apertar um botão e jogar o que eu quiser. O Steamdeck me proporciona isso. Dura pouco, mas o suficiente para me divertir.

Skyrim no Steamdeck é fluído, não encontrei pausas, nem crashes até agora. O aparelho esquenta um pouco, mas nada muito absurdo.

blog da mia skyrim steamdeck1 edited scaled | Blog da Mia

A coisa mais difícil até agora é encontrar os caminhos que levam pros topos das montanhas, porque sou muito impaciente, então vou subindo pelas pedras e às vezes caio e morro.

O fato de que é um jogo que podemos salvar a qualquer momento, transforma essa experiência numa coisa quase aconchegante. Sempre antes de entrar numa caverna ou começar uma quest que acho que pode ser complicada, eu salvo e posso sempre voltar e fazer melhor. Pra quem tem ansiedade, é maravilhoso. Segue alguns dos meus prints:

Eu não sei exatamente o que me fez querer jogar novamente, mas não estou arrependida.

Talvez dessa vez eu termine o jogo e entenda a história, enquanto isso vou me divertindo!

Até o próximo post!

Categorias

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Neto
João Neto
15 horas atrás

O meu jogo favorito de sempre. Apesar de ser chato acredita que instalar os mods vai melhorar a experiência muitas vezes